Aposentadoria Especial INSS 2021: Valor e Quem Tem Direito? (LEI)

Você conhece um tipo diferente de aposentadoria, a chamada aposentadoria especial INSS 2021? Ela é para aqueles trabalhadores que exercem as suas funções em locais de perigo ou lidam com materiais que causam dano à saúde. Veja mais detalhes sobre a aposentadoria especial INSS 2021, logo abaixo!

Aposentadoria especial INSS 2021

Aposentadoria especial INSS 2021

Aposentadoria especial INSS 2021

Os trabalhadores que lidam com produtos químicos, radiação, ou ainda que todos os dias lidam com situações estressantes como policiais, médicos, entre outros, podem solicitar a aposentadoria especial INSS 2021. 

Por causa de danos à saúde do trabalhador, foi criado uma previdência social especial para esses casos. Além de uma aposentadoria maior, eles têm direito a se afastarem das suas funções mais cedo do que os outros trabalhadores comuns.

Aqueles que trabalham com produtos ou em locais que causam danos a audição, coluna, e até mesmo ao pulmão, podem entrar nessa categoria de aposentadoria INSS diferenciada.

Os principais produtos considerados nocivos são:

  • Agentes químicos;
  • Agentes biológicos;
  • Ou até agentes físicos (construção civil);
  • Entre outros.

Se você trabalha com esses tipos de agentes, veja quem pode pedir a aposentadoria INSS 2021 especial. 


Quem tem direito a aposentadoria especial INSS 2021? 

De acordo com a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991todos os trabalhadores que comprovarem que exerceram funções de risco à saúde e a vida é que poderão solicitar a aposentadoria especial 2021. 

Nesse caso, poderá ser locais considerados perigosos, ou locais em que o trabalhador ficou exposto a agentes/produtos nocivos à saúde.

A Consolidação das Leis Trabalhistas a famosa CLT é quem define quais são os locais de trabalho considerados perigosos.

Mas, atenção: para conseguir solicitar a aposentadoria especial, o trabalhador deverá ter contribuído por pelo menos 180 meses.

Podendo fazer um agendamento INSS 2021 pela internet para solicitar este benefício.


Requisitos para a aposentadoria especial

Existem algumas regras que devem ser seguidas para fazer a solicitação da aposentadoria INSS 2021. 

São elas:

  • A função exercida pelo trabalhador deverá ser contínuo no ambiente de risco ou com agentes nocivos;
  • É necessário apresentar toda a documentação disponibilizada pela empresa, provando a atividade exercida;
  • O INSS determina que o tempo de contribuição deverá ser de 15, 20 e 25 anos. Isso vai depender da atividade exercida pelo trabalhador;
  • Entre outras exigências.

Aposentadoria Especial INSS 2021

Existem casos em que o trabalhador ainda não cumpriu o tempo exigido de contribuição, mas mesmo assim, ele poderá pedir a aposentadoria especial, caso ele trabalhe em ambiente de muito perigo ou com agentes altamente nocivos à saúde.

✓  Confira mais informações sobre o INSS:

Como ele consegue isso? Somando o tempo de contribuição com o tempo de trabalho exercido. É importante que esse trabalhador saiba exatamente quais são os produtos nocivos que ele trabalha e quanto tempo já exerce essa mesma função.


Qual é o valor da aposentadoria especial INSS 2021?

O valor da aposentadoria especial INSS 2021, vai depender do tipo do agente nocivo à saúde que o trabalhador estiver exposto.

O Governo Federal faz o cálculo de 80% do tempo de contribuição desse trabalhador. Por exemplo, se o trabalhador tem 25 anos de contribuição, o Governo considera apenas 80% desse tempo, ou 240 meses.

Desses 240 meses o Governo pega os 60 menores valores e 20% são desconsiderados nessa conta. Então, esses 240 é divido pelo mesmo valor e daí se tem a média aritmética simples.

Aposentadoria Especial INSS 2021


Contato INSS

Vamos sempre trazer novidades sobre a aposentadoria especial INSS 2021. Mas, se você ainda ficou com dúvidas, acesse o site da Receita Federal e saiba mais.

Ou entre em contato através do telefone disponibilizado:

  • Telefone INSS: 135 

Adicionar Comentário