Muitos profissionais ficam com dúvidas a respeito do auxílio doença para MEI. Por serem profissionais liberais om CNPJ, eles não sabem o que fazer na hora de solicitar o seu benefício. Para ajudar a todos esses profissionais, resolvemos juntar aqui, as principais dúvidas a respeito do auxílio doença para MEI. Se você deseja saber mais, fique atento a todas as informações a seguir!

Auxílio doença para MEI
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O que é o auxílio doença para MEI?
O auxílio doença para MEI é um benefício concedido pelo INSS ou pela Previdência Social, para todos os microempreendedores individuais que estão passando no memento por problemas de saúde ou ainda sofreram algum acidente atualmente.
É uma maneira do segurado ter uma ajuda financeira nesses tempo difíceis, onde às vezes ele não consegue mais trabalhar como anteriormente.
É um benefício em dinheiro, onde o valor é depositado na conta do MEI, até que a pessoa volte a trabalhar normalmente.
Veja mais detalhes sobre o auxílio doença para MEI !
✓ Veja mais informações ligadas sobre os benefícios do INSS:
Como funciona o auxílio doença para MEI ?
Como funciona o auxílio doença para MEI? Funciona assim: Quando um trabalhador cadastrado como MEI, se acidenta ou ainda contrai uma doença, ele pode solicitar no site do INSS.
É importante que o benefício seja solicitado no primeiro dia em que a pessoa já não conseguir ir trabalhar. Depois, será solicitado a pessoa uma perícia médica, para comprovar o seu estado.
Depois, o INSS já começa a receber o benefício.
Ministério da Saúde estabelece que em caso acidentes, o benefício pode ser concedido sem a necessidade de carência. Porém, em alguns casos é necessário uma carência de 12 meses.
As doenças que entram no benefício são:
- Contaminação por radiação;
- Espondiloartrose;
- Hanseníase;
- AIDS;
- Alienação mental;
- Cardiopatia grave;
- Cegueira;
- Mal de Parkinson;
- Neoplasia maligna;
- Nefropatia grave;
- Paralisia (irreversível ou incapacitante);
- Tuberculose.
Como solicitar o auxílio doença para MEI?
Para solicitar o auxílio doença para MEI, você vai precisar fazer o pedido para o INSS. Depois, como já mencionado será solicitado uma perícia INSS 2021.
Para não ficar nenhuma dúvida, siga os passos a seguir para a solicitação do seu benefício:
- Primeiro, acesse o site do INSS, clicando aqui mesmo;
- Depois, clique em “Solicitar Benefício”;
- Em seguida, faça o seu login no sistema;
- No Meu INSS, clique em agendamento e siga os demais passos solicitados.
Será necessário informar o local onde você deseja fazer a perícia e já marcar um dia e um horário. Vá até o local no dia correto, com os documentos em mãos.
Veja a seguir os documentos necessários.
Documentos necessários para o benefício?
Quando você for até o INSS para a perícia, você vai precisar levar os seguintes documentos para o Auxílio Doença INSS 2021.
- comprovante de pagamento do DAS provando que a carência foi cumprida (se for o caso);
- CPF;
- RG;
- atestados e laudos médicos sobre o acidente ou doença;
- ficha do requerimento que foi preenchido no site.
Agora que você já conheceu o benefício, você deve estar curioso para saber qual é o valor do benefício auxílio doença MEI? Veja, logo abaixo.
Qual é o valor do auxílio doença para MEI ?
O valor do auxílio doença para MEI, sempre será de um salário mínimo. Você deve ficar de olho para saber o valor atual do salário mínimo.
Atualmente, ele está em R$ 1.045,00