BPC 2021: Quem Tem Direito? Consultar Benefício INSS

Já ouviu falar em BPC 2021? Ele é um benefício dado a idosos a partir de 65 anos de idade, e também à pessoas com deficiência. Se você nunca tinha ouvido falar nesse benefício, veja mais detalhes a seguir sobre o BPC 2021 e veja se você tem direito a ele. Saiba mais!

BPC 2021

BPC 2021

Saiba o que é o BPC 2021

O BPC 2021 é o Benefício de Prestação Continuada, destinado para pessoas acima de 65 anos e também para pessoas com algum tipo de deficiência, que não possuem nenhuma fonte de renda, devido a suas limitações e também não conseguem uma aposentadoria INSS 2021.

Ele é um benefício que está baseado no Art. 34 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 do Estatuto do Idoso, e às pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente e para o trabalho.

Ele na verdade, é uma ajuda de custo mensal de até 1 salário mínimo, mesmo que essas pessoas não tenham pago o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Tudo de acordo com as regras de benefícios do LOAS 2021.

Seu principal objetivo é dar uma vida digna a essas pessoas que são incapacitadas de trabalharem de alguma forma. Elas precisam de ajuda, e o Governo Federal criou esse programa para dar mais liberdade e independência a elas.


Quem tem direito ao BPC 2021 ?

Para solicitar o Benefício de Prestação Continuada 2021, você vai precisar estar dentro dos requisitos necessários para a inscrição.

Verifique a seguir quais são esses requisitos necessários:

Para pessoas idosas:

– Deverá possuir 65 (sessenta e cinco) anos ou mais;
– A renda mensal e também dos membros de sua família, dividido pelos integrantes, deverá ser menor que um quarto do salário mínimo vigente.

Para pessoas com deficiências: 

– Deverá ser portadora de deficiência e deverá estar incapacitada para o trabalho e para a vida independente;
– Deverá possuir o total de sua renda mensal e também dos membros de sua família, dividido pelos integrantes, menor que um quarto do salário mínimo vigente.

BPC 2021


Documentos necessários para solicitação

Se você analisou e percebeu que pode fazer a solicitação do seu benefício BPC 2021. Você vai precisar de alguns documentos.

Os documentos necessários são:

– Identidade do requerente e de seus familiares;
– Comprovação de renda da família;
– Comprovante de residência;
– No caso de pessoa com deficiência, a condição de incapacidade para o trabalho e para a vida independente deve ser atestada pela perícia médica do INSS.


Como solicitar o BPC 2021?

Para solicitar o seu BPC 2021 você vai precisar ir até uma agência do INSS 2021 mais próxima de sua casa. Siga as etapas abaixo e faça já a sua solicitação.

  • Preencha um Requerimento Próprio disponibiliza pelo INSS;
  • Faça a declaração, em formulário próprio, de todos os membros da sua família, que moram com você;
  • No caso das pessoas idosas, comprove a idade mínima de 65 anos;
  • No caso das pessoas com deficiência, comprove a condição de incapacitada;
  • As pessoas com deficiência devem aguardar a convocação do INSS para fazer a perícia médica;
  • Entregue o requerimento no INSS ou nos locais autorizados.

Pronto. Agora é só aguardar. Em alguns casos, será feito uma visita por uma Assistente Social para a confirmação das informações.

BPC 2021


Como consultar o benefício no INSS?

Depois de solicitar o BPC 2021, fique atento para saber qual será o resultado da sua solicitação. Para isso, o INSS disponibiliza um telefone de atendimento, do qual o cidadão poderá Consultar Benefício INSS 2021.

Você não precisa ir até o INSS para saber como está o andamento do seu pedido. Basta apenas ligar no seguinte número:

Vamos estar sempre trazendo novas informações sobre o BPC 2021. 

Adicionar Comentário