CND INSS 2021: Emitir e Consultar Certidão Negativa de Débitos

Com o CND INSS 2021 é possível verificar e comprovar a situação financeira e administrativa da sua empresa, comprovando a legalidade fiscal. É um documento disponibilizado pela Previdência Social. Neste post iremos trazer mais informações sobre o CND INSS 2021, sua importância e, além disso, te mostraremos como realizar a consulta e emissão desse documento!

CND INSS 2021

CND INSS 2021

CND INSS

O CND INSS é a sigla para Certidão Negativa de Débitos e já é muito conhecida entre os proprietários de pequenas, médias e grandes empresas.

Como dito anteriormente, o CND INSS 2021 é emitido pela Previdência Social 2021, sendo que atualmente esse serviço está disponível de forma online.

Com o documento, o empresário pode comprovar ou conferir a situação da empresa em relação aos pagamentos dos impostos cobrados pelo INSS.

Segundo a Receita Federal o CND é “Objeto de críticas por alguns que apontam como um “entrave no dia-a-dia das empresas”, emitida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), é, na verdade, um instrumento de moralização há muito tempo almejado pela Fazenda Nacional e representa um aperfeiçoamento do sistema.”.


Tipos de solicitação da Certidão Negativa de Débito

O CND INSS 2021 tem a validade de 60 dias, após a data de sua emissão no site da Receita Federal. Porém, há pouco tempo foi aumentado esse prazo, sendo hoje 90 dias de validade. Ele é solicitado em casos como:

  • Recebimentos de incentivos fiscais;
  • Financiamento de produção;
  • Recebimento de créditos;
  • Recebimento de benefícios;
  • Oneração de bens com valor superior a R$ 15.904, 18 reais;
  • Fim do capital social;
  • Fim de entidade;
  • Alienação de bens com valor superior a R$ 15.904, 18 reais;
  • Fechar a empresa;
  • Fim da sociedade comercial ou civil;
  • Transferência de cotas de sociedade LTDA;
  • Averbação de obra de construção no cartório de registro de imóveis.

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Consulta do CND INSS 2021

Para fazer a consulta do CND INSS 2021 basta acessar o site da Receita Federal e seguir as seguintes orientações:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Clique em Serviços;
  • Selecione a opção “Certidões e Situação Fiscal”;

  • Procure por Certidões e Situação Fiscal e clique em “Certidão de Regularidade Fiscal”;

CND INSS 2021

  • Selecione “Emitir Certidão de Regularidade Fiscal – Pessoa Jurídica”;

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  • Clique em “Atendimento pela Internet”;

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  • Informe o CNPJ da sua empresa;
  • Digite os caracteres de segurança que aparecem ao lado;
  • Clique em “Consultar”.

CND INSS 2021

✓ Quem procura pelo CND, geralmente também costuma olhar:

Pronto, depois desse processo você terá acesse ao CND INSS 2021 e todas as informações referentes a esse documento. Para realizar a emissão basta clicar em baixar documento e depois você poderá fazer a impressão.

Com ele você poderá comprovar e conferir os pagamentos realizados nas datas determinadas ou as possíveis dívidas existentes ao órgão Federal.

Há outras formas de realizar a emissão do CND INSS 2021 é através do site Dataprev ou em agências e postos de atendimento da Previdência Social.

CND INSS 2021

➥ Consulta Dataprev

Veja como fazer a consulta do CND INSS 2021 através do site da Dataprev:

  • Acesse o site da Dataprev;
  • Em Consulta à Certidão Negativa de Débito (CND) informe o CNPJ ou o CEI;
  • Clique em Consultar.

CND INSS 2021 Assim como na consulta pelo site da Receita Federal, essa plataforma apresentará as informações referentes à certidão negativa de débitos.

Caso tenha alguma pendência, você deverá clicar em “Consulta de pendências – Situação Fiscal Previdência” e o site mostrará o detalhamento do problema identificado.

Caso a Receita Federal disponibilize mais alguma ferramenta para a consulta e emissão do CND INSS 2021, este post será atualizado para melhor atender os seus leitores.

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