Com o CND INSS 2021 é possível verificar e comprovar a situação financeira e administrativa da sua empresa, comprovando a legalidade fiscal. É um documento disponibilizado pela Previdência Social. Neste post iremos trazer mais informações sobre o CND INSS 2021, sua importância e, além disso, te mostraremos como realizar a consulta e emissão desse documento!

CND INSS 2021
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CND INSS
O CND INSS é a sigla para Certidão Negativa de Débitos e já é muito conhecida entre os proprietários de pequenas, médias e grandes empresas.
Como dito anteriormente, o CND INSS 2021 é emitido pela Previdência Social 2021, sendo que atualmente esse serviço está disponível de forma online.
Com o documento, o empresário pode comprovar ou conferir a situação da empresa em relação aos pagamentos dos impostos cobrados pelo INSS.
Segundo a Receita Federal o CND é “Objeto de críticas por alguns que apontam como um “entrave no dia-a-dia das empresas”, emitida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), é, na verdade, um instrumento de moralização há muito tempo almejado pela Fazenda Nacional e representa um aperfeiçoamento do sistema.”.
Tipos de solicitação da Certidão Negativa de Débito
O CND INSS 2021 tem a validade de 60 dias, após a data de sua emissão no site da Receita Federal. Porém, há pouco tempo foi aumentado esse prazo, sendo hoje 90 dias de validade. Ele é solicitado em casos como:
- Recebimentos de incentivos fiscais;
- Financiamento de produção;
- Recebimento de créditos;
- Recebimento de benefícios;
- Oneração de bens com valor superior a R$ 15.904, 18 reais;
- Fim do capital social;
- Fim de entidade;
- Alienação de bens com valor superior a R$ 15.904, 18 reais;
- Fechar a empresa;
- Fim da sociedade comercial ou civil;
- Transferência de cotas de sociedade LTDA;
- Averbação de obra de construção no cartório de registro de imóveis.
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Consulta do CND INSS 2021
Para fazer a consulta do CND INSS 2021 basta acessar o site da Receita Federal e seguir as seguintes orientações:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em Serviços;
- Selecione a opção “Certidões e Situação Fiscal”;
- Procure por Certidões e Situação Fiscal e clique em “Certidão de Regularidade Fiscal”;
- Selecione “Emitir Certidão de Regularidade Fiscal – Pessoa Jurídica”;
- Clique em “Atendimento pela Internet”;
- Informe o CNPJ da sua empresa;
- Digite os caracteres de segurança que aparecem ao lado;
- Clique em “Consultar”.
✓ Quem procura pelo CND, geralmente também costuma olhar:
Pronto, depois desse processo você terá acesse ao CND INSS 2021 e todas as informações referentes a esse documento. Para realizar a emissão basta clicar em baixar documento e depois você poderá fazer a impressão.
Com ele você poderá comprovar e conferir os pagamentos realizados nas datas determinadas ou as possíveis dívidas existentes ao órgão Federal.
Há outras formas de realizar a emissão do CND INSS 2021 é através do site Dataprev ou em agências e postos de atendimento da Previdência Social.
➥ Consulta Dataprev
Veja como fazer a consulta do CND INSS 2021 através do site da Dataprev:
- Acesse o site da Dataprev;
- Em Consulta à Certidão Negativa de Débito (CND) informe o CNPJ ou o CEI;
- Clique em Consultar.
Assim como na consulta pelo site da Receita Federal, essa plataforma apresentará as informações referentes à certidão negativa de débitos.
Caso tenha alguma pendência, você deverá clicar em “Consulta de pendências – Situação Fiscal Previdência” e o site mostrará o detalhamento do problema identificado.
Caso a Receita Federal disponibilize mais alguma ferramenta para a consulta e emissão do CND INSS 2021, este post será atualizado para melhor atender os seus leitores.