O Flamengo fez um novo pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para implementar mudanças no futebol do Brasil. Uma das principais solicitações é a proibição do uso de gramado sintético, que atualmente é utilizado por clubes como Athletico, Atlético-MG, Botafogo, Chapecoense e Palmeiras. O clube carioca defende a adoção de gramados naturais híbridos, seguindo padrões similares aos que são usados em ligas de fora do Brasil.
Além disso, o Flamengo propõe que haja exigências quanto à altura mínima da grama e à tração do campo. O clube também sugere inspeções antes das partidas para garantir a qualidade do gramado. Outra demanda é que todos os estádios das Séries A e B tenham estruturas modernas, como wi-fi, iluminação em LED e uma zona mista que atenda aos padrões da UEFA.
Essa não é a primeira vez que o Flamengo leva essa questão à CBF. No ano passado, o clube já havia solicitado o fim dos campos sintéticos, mas a entidade deixou a decisão para uma futura liga de clubes. Em abril, Luiz Eduardo Baptista, o presidente do Flamengo, expressou sua indignação em relação aos gramados sintéticos, questionando a lógica de querer criar uma liga de alto nível enquanto se utiliza esse tipo de campo. Ele destacou que as principais ligas europeias não utilizam gramados de plástico, enfatizando a importância de ter um campo adequado para o bom desenvolvimento do futebol.
Bap também criticou clubes que mudaram seus gramados para aumentar a quantidade de shows em seus estádios. Ele ressaltou que o uso de gramados sintéticos deve ser uma solução para regiões que enfrentam longos períodos de frio, e que trazer essa ideia para o Brasil, onde o clima é diferente, não é a melhor forma de manter o futebol forte. Ele acredita que quem quer lucrar com o futebol deveria priorizar a qualidade do gramado natural.
Mudando um pouco de assunto, o Athletico, clube que foi pioneiro ao trocar a grama natural pela sintética em 2016, está agora realizando a troca do campo sintético pela primeira vez em dez anos. Recentemente, o clube finalizou a primeira etapa da troca, que incluiu a instalação de um “shock pad”, uma estrutura que fica abaixo do gramado e tem a função de absorver impactos, proporcionando mais segurança e conforto para os jogadores.
Atualmente, a obra está em pausa devido a um evento das Testemunhas de Jeová que acontece em Curitiba. Essa pausa já estava prevista no calendário da troca do gramado. A próxima fase envolve a aplicação do novo material, que inclui o enchimento com areia e o uso de cortiça, um material de amortecimento semelhante ao que é utilizado no Allianz Parque, estádio do Palmeiras. Após a aplicação, o novo gramado ainda passará pela certificação da FIFA, que garante que o campo atende a critérios rigorosos de segurança e desempenho.
Essa troca deve ser concluída antes do próximo jogo do Athletico em casa pelo Campeonato Brasileiro, que será contra o Internacional. A data do jogo ainda não foi confirmada, mas está prevista para o final de julho.