Joia do Athletico, nascida em Barcelona, é convocada para seleção

O atacante Azhaf Mendes, do Athletico, acaba de receber uma notícia incrível: ele foi convocado para a seleção brasileira sub-15! O técnico Guilherme Dalla Déa fez o anúncio na noite de terça-feira (23), e Azhaf vai representar o Brasil em dois amistosos contra o Chile, que acontecem nos dias 7 e 9 de julho, em Santiago. É um passo e tanto na carreira desse jovem talento, que, curiosamente, nasceu em Barcelona, na Espanha.

Esses amistosos são parte de uma preparação mais ampla da seleção para a Liga Evolução, uma competição importante da Conmebol que está marcada para setembro. Além dos jogos contra o Chile, a equipe também terá um amistoso contra o Uruguai, o que promete ser uma excelente oportunidade para Azhaf e seus colegas se destacarem.

Essa é a primeira vez que Azhaf faz parte da seleção brasileira. Em 2026, ele já havia jogado uma partida pelo sub-17 do Athletico no Campeonato Brasileiro da categoria, enfrentando o Vasco. Recentemente, ele brilhou no sub-15, sendo o artilheiro do Campeonato Estadual com quatro gols, e também se destacou na Copa do Brasil Sub-15, onde marcou cinco gols em cinco jogos. Com apenas 15 anos, Azhaf ainda não tem um contrato profissional com o Athletico, pois, segundo a Lei Geral do Esporte, ele só poderá assinar um contrato especial a partir dos 16 anos.

Essa convocação é um reflexo do bom trabalho que o Furacão vem fazendo na formação de jovens jogadores. Azhaf é mais uma promessa que pode trazer muitas alegrias para o clube e para a torcida. Vale lembrar que, nas últimas convocações da seleção sub-15, o atacante Pedrinho, do Coritiba, havia sido chamado, mas não está na lista desta vez.

Enquanto isso, a seleção brasileira se prepara intensamente para a Liga Evolução. Após os amistosos contra o Chile, o Brasil passará para a quinta e última fase de preparação, que incluirá dois amistosos contra o Uruguai em agosto, na Granja Comary, em Teresópolis. A competição continental é o principal foco da categoria nesta temporada, e a comissão técnica está aproveitando esses jogos para observar novos talentos e montar a base da equipe.

Abaixo, confira a lista dos convocados da seleção brasileira sub-15:

Goleiros:
Arthur Lourenço (Internacional-RS)
Arthur Santin (Flamengo-RJ)

Defensores:
Ruann Santos (São Paulo-SP)
Cailan Gabriel (Bahia-BA)
Maurício Barbosa (Internacional-RS)
Gustavo Oliveira (Flamengo-RJ)
Guilherme Borges (Internacional-RS)
Sandro Silva (Vitória-BA)
Yan Borges (Sport-PE)
Gustavo Galan (Palmeiras-SP)

Meio-campistas:
Diego Bento (Vasco-RJ)
Gabriel Rodrigues (Palmeiras-SP)
Lucas Jorge (São Paulo-SP)
Marcos Vinícius (Botafogo-RJ)
Brener Paulino (Internacional-RS)
José Kayck (Ceará-CE)

Atacantes:
Gabriel Bueno (Palmeiras-SP)
Wandslan Moraes (Flamengo-RJ)
Samuell Oliveira (Fluminense-RJ)
Azhaf Mendes (Athletico-PR)
Kauã Souza (Flamengo-RJ)
Asafe Santos (Internacional-RS)

Com a recente convocação de Azhaf, o Athletico reafirma sua presença nas seleções de base, tendo representantes nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Recentemente, jogadores como Gustavo Guedes, Bryan Lima, William Bispo, Marcos Aurélio e Murilo Camargo foram convocados para a seleção sub-17, que se preparou para amistosos contra os Estados Unidos. Além disso, para o sub-20, foram chamados Arthur Dias, Vitinho e Kayke, com Arthur se destacando ao marcar o gol da vitória em um dos amistosos.

É um momento empolgante para o Athletico e para a nova geração de talentos que está surgindo no futebol brasileiro.

Sobre o Autor

João Ribeiro