Paranaense jogou Copa do Mundo pelo Japão contra o Brasil

Nesta segunda-feira, dia 29, Brasil e Japão vão se enfrentar em um jogo decisivo da Copa do Mundo, marcado para às 14h (horário de Brasília) em Houston, nos Estados Unidos. E quem melhor para compartilhar suas experiências sobre esse encontro do que Alex Santos, um ex-jogador paranaense que viveu momentos únicos nesta competição?

Alex Santos nasceu em Maringá e, ainda adolescente, se aventurou rumo ao Japão nos anos 90. Ele foi o único garoto de um projeto que acabou se destacando no futebol profissional. Ao longo de quase 20 anos, jogou por cinco clubes japoneses, com passagens marcantes pelo Shimizu S-Pulse e Urawa Red. Alex se naturalizou japonês e teve a honra de defender a seleção do Japão em duas Copas do Mundo.

O primeiro encontro de Alex com a seleção brasileira aconteceu na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Naquela época, o Japão precisava vencer para se classificar, enquanto o Brasil já havia garantido duas vitórias e poupou alguns titulares. Mesmo assim, a seleção brasileira mostrou sua força e goleou os japoneses por 4 a 1, eliminando-os da competição.

Mesmo com a derrota, Alex guarda boas lembranças desse confronto. Ele teve a oportunidade de ser treinado por Zico, um dos ídolos do futebol brasileiro e que, na época, era o técnico do Japão. “Jogar mais uma Copa do Mundo e ser convocado pelo Zico foi uma felicidade indescritível. Era um ídolo da minha infância”, revelou. Ele lembra que, ao enfrentar o Brasil, o time teve que se esforçar muito, com jogadores como Ronaldinho e Kaká em campo. “Foi uma experiência marcante na minha vida”, disse ele.

Alex Santos também teve uma carreira internacional notável, tendo jogado pela seleção japonesa em 87 partidas e conquistado alguns títulos importantes, como a Copa da Ásia em 2004 e as Copas do Sul da Ásia em 2003 e 2005. Ele se naturalizou japonês no início dos anos 2000 e fez sua estreia na seleção em um amistoso contra a Ucrânia, em março de 2002. Apenas três meses depois, já estava na sua primeira Copa do Mundo, onde o Japão fez história ao avançar para as oitavas de final.

Para Alex, jogar em casa, no Japão, durante esse Mundial foi um sonho realizado. Ele destaca a importância daquele momento para o futebol japonês, e como a classificação para a segunda fase foi um marco. No fim da carreira, além do futebol japonês, ele passou por clubes na Áustria e no Brasil, mas sempre carregou consigo a rica experiência que teve no Japão.

Sobre o Autor

João Ribeiro