A pensão por morte INSS 2021, é aquele benefício dado aos dependentes da pessoa segurada do INSS. Para conseguir receber esse benefício, os familiares terão que solicitar ao INSS mediante provas de morte. Veja como funciona a pensão por morte INSS 2021, logo abaixo!

Pensão por Morte INSS 2021
Contents
Pensão por Morte INSS 2021
Você sabe o que realmente é a pensão por morte INSS 2021? De acordo com a Lei 8.213/91 no artigo 74, esse é um benefício oferecido pelo INSS aos dependentes do segurado que falecer, tenha essa pessoa solicitado a aposentadoria INSS 2021 ou não.
Ou seja, é um benefício que antes era do beneficiário em vida, e que agora com a sua morte, passa aos seus dependentes que continuam vivos.
Esse auxílio pode ser provisório ou permanente, tudo via depender do benefício do segurado. Mas, quem pode receber a pensão por morte do INSS?
Veja logo abaixo!
Quem pode receber a pensão?
Você deve estar com dúvidas sobre quem pode receber a pensão por morte INSS 2021. De acordo com a Lei, os beneficiários são aqueles dependentes do segurado.
Veja quem são esses a seguir:
- A esposa, companheira, companheiro e o também o filho não emancipado menor de 21 (vinte e um);
- Os pais da pessoa falecida;
- O irmão não emancipado, menor de 21 do falecido;
- E o irmão com alguma deficiência intelectual ou mental, do falecido.
Se você está entre esses poderá solicitar ao INSS a pensão por morte do parente.
✓ Saiba como consultar Benefício INSS 2021 através da internet
Como receber a pensão por morte?
É importante saber que os beneficiários, deverão fazer a solicitação da pensão por morte em até 90 dias após a morte do segurado.
Aqueles que pedirem o benefício após os 90 dias do falecimento do segurado, vão demorar mais para começarem a receber o valor.
Mas, como receber a pensão por morte INSS 2021?
Existem duas formas de fazer a solicitação do seu benefício. A primeira delas é por meio do telefone INSS 2021:
- Central Telefônica: 135. O atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 22h.
Outra maneira de solicitar a pensão, é por meio do portal INSS. Para te ajudar, preparamos um passo a passo de como fazer, a seguir:
- Primeiro, acesse o portal do INSS, por aqui mesmo;
- Em seguida faça o seu login, ou um cadastro caso necessário;
- Dentro do portal, escolha a opção “Solicitar pensão por morte”;
- Preencha todas as informações solicitadas.
Pronto. Agora é só aguardar o prazo informado para o recebimento do valor.
Valor pensão por morte INSS 2021
Qual é o valor da pensão por morte INSS 2021? Antigamente, os beneficiários dos segurados falecidos, recebiam o valor integral do salário do seu salário. Podendo ainda receber abonos anuais como o 13° INSS 2021.
Mas, recentemente com a Reforma da Previdência isso mudou. Agora, todos os beneficiários recebem apenas 50% do valor do salário do falecido. Isso vale para as esposas, esposos ou companheiros, o valor é o de 50%.
Caso for outro tipo de dependente, como filhos, é acrescentado 10% no valor. Se os filhos forem menores de 21 anos, cada um receberá 10% a mais, isso para o limite de 100% do valor dos recebimentos do falecido.
Se o segurado deixou 2 filhos menores de 21 anos, a pensão ficará da seguinte forma: 50% esposa, e 30% para os filhos, ou seja, o valor da pensão será de 80% do salário recebido pelo falecido antes da sua morte.
Assim, que os filhos completarem 21 anos, a pensão cai para 50% + 10%. Se o dependente for 1 filho deficiência intelectual, mental ou grave, a pensão continua sendo integral.
Para maiores informações sobre a pensão por morte INSS 2021, acesse o site do INSS e saiba mais!