Procuração INSS 2021: Cadastro ou Renovação da Procuração

Caso você precise resolver algum assunto no INSS, mas não pode comparecer pessoalmente, saiba que é possível uma procuração INSS 2021. Com esse documento, outra pessoa pode resolver os seus assuntos nas unidades do INSS. É claro que essa procuração deverá estar devidamente assinada por você. Veja mais detalhes sobre a procuração INSS 2021, logo abaixo e saiba mais!

Procuração INSS 2021

Procuração INSS 2021

Procuração INSS 2021

Você já ouviu falar em procuração INSS 2021?  Ela é um documento muito importante para quem precisa resolver um problema no INSS, mas não pode comparecer pessoalmente.

Funciona assim: você assina um documento autorizando outra pessoa a te representar legalmente, assim essa pessoa poderá comparecer ao INSS e resolver os seus problemas, como se fosse você, podendo até ter direito sobre alterações em sua aposentadoria INSS 2021.

É importante que essa procuração seja preenchida corretamente, com todos os seus dados como: nome completo, CPF, RG, estado civil, endereço completo, entre outros dados.

Você ainda deverá especificar nesse documento todos os direitos que deseja passar para a outra pessoa. Especifique, por exemplo, se você deseja que a pessoa marque seus exames, faça seus pedidos, solicite algum benefício por você ou ainda receba os seus pagamentos.


Quais são os tipos de procuração existentes? 

Você pode optar por dois tipos de procuração INSS 2021. Os dois tipos tem o mesmo objetivo que é dar poder a outra pessoa de representar você no INSS.

Com essa procuração, como já mencionado a outra pessoa poderá te representar no órgão. Os tipos de procurações são:

  • Procuração Particular: Esse tipo de procuração particular, poderá ser feita por qualquer pessoa e assinado pelo titular de direito. Nesse caso, o formulário já está disponível no site do INSS. É uma maneira mais simples e rápida de fazer a procuração;
  • Procuração Pública: Nesse caso, as partes deverão ir até um cartório, informar todos os seus dados perante um escrivão. Será necessário também ter duas testemunhas e então, ambos assinam a documentação. Essa procuração pública tem a chamada fé pública, isso dá mais credibilidade a documentação apresentada.

Importante: O seu representante legal deverá ter mais de 18 anos.


Quem pode receber a procuração?

Antes de nomear alguém como o seu procurador INSS, você precisa saber que ele vai precisar estar dentro de alguns requisitos exigidos.

Os requisitos necessários são:

  • Ter mais de 18 anos de idade;
  • Em caso de pessoas com 16 anos, elas deverão ser emancipadas;
  • Servidores públicos civis e militares em atividade, podem representar apenas o cônjuge, o companheiro e os parentes até o 2º grau.

Procuração INSS 2021

✓ Dê uma olhada em alguns dos artigos mais buscados no site:


Cadastro da procuração INSS 2021

Como fazer para preencher a sua procuração INSS 2021? É muito simples preencher o formulário de inscrição no site do INSS. No próprio site você consegue preencher esse formulário e depois fazer um agendamento INSS 2021 de um dia para a apresentação do documento.

O cadastro é muito simples de ser feito, para isso siga os passos a seguir:

  • Acesse o site do INSS, clicando aqui;
  • Baixe o formulário modelo de procuração INSS;
  • Depois, preencha o formulário corretamente e assine o mesmo.

Procuração INSS 2021

  • Depois, será necessário agendar um horário para a validação da sua procuração. Faça isso na mesma página do formulário.

Renovação da procuração INSS 2021

É importante que você saiba que a procuração INSS 2021 tem validade de 12 meses. Ela perde o valor em caso de revogação ou renúncia, morte ou interdição de uma das partes.

Depois desse período é necessário fazer a renovação da procuração. Para isso, você vai precisar fazer o mesmo procedimento mostrado acima.

Entregue o formulário novamente na Previdência Social 2021 como você já fez na primeira procuração.

Procuração INSS 2021

Vamos estar sempre atualizando as informações sobre a procuração INSS 2021! 

Adicionar Comentário