Prova de Vida INSS 2021: Quando Fazer? Prazos e Agendamento

Anualmente, todas as pessoas que recebem algum tipo de benefício do INSS, devem fazer a prova de vida INSS 2021. Isso é exigido para que o Governo saiba que o beneficiário ainda está vivo e não existe outra pessoalmente recebendo o benefício no seu lugar. Saiba mais sobre a prova de vida INSS 2021, logo abaixo!

Prova de Vida INSS 2021

Prova de Vida INSS 2021

O que é a Prova de Vida INSS 2021?

Todos os brasileiros que recebem algum benefício do INSS 2021, devem fazer anualmente a prova de vida INSS 2021. Essa prova de vida comprova que o beneficiário está mesmo vivo, evitando assim, que outros recebam no seu lugar e enganem o governo.

Desde 2012 o Governo decidiu criar esse método para que o dinheiro direcionado para esses beneficiários, fossem para as pessoas certas. Isso fez com que o Governo economizasse muito dinheiro.

Funciona assim: 1 vez ao ano, o beneficiário vai até o local destinado para isso, e faz a sua comprovação de vida INSS 2021. 

Mas, quem precisa fazer a prova de vida do INSS? Veja a seguir!


Quem deve fazer a prova de vida INSS 2021?

Não são todas as pessoas que deverão fazer a prova de vida INSS. Apenas aqueles que possuem benefícios ligados ao INSS. Se você faz parte do grupo a seguir, você deve ficar atento e não esquecer de fazer essa prova.

Veja quem deve fazer a prova de que ainda está vivo:

  • Aposentados por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez INSS 2021;
  • Aposentados por idade rural;
  • Aposentados de forma especial por tempo de contribuição;
  • Aposentados por idade urbana;
  • Aposentados com alguma deficiência física;
  • Entre outros aposentados.


Quando devo fazer a prova de vida?

Muitas pessoas tentam burlar a Lei e tirar proveito de uma situação como a aposentadoria INSS 2021, para ganhar o benefício mesmo não tendo direito a ela. Por isso, o Governo criou a prova de vida 2021, para que essas pessoas sejam pegas e deixem de receber indevidamente.

Se você deseja continuar recebendo o seu benefício, você não pode deixar de fazer essa comprovação. E para isso, você deve ficar atento as datas dessas provas.

Os beneficiários devem ir a uma agência bancária para realizar o recadastramento INSS 2021. Mas, quando fazer isso? Alguns bancos utilizam as datas de aniversário dos beneficiários para a realização dessa prova.

Outros, ainda utilizam datas específicas para isso. Mas, fique tranquilo. Você será avisado com antecedência da sua data.

Prova de Vida INSS 2021


Prazos da prova de vida

Como já mencionado anteriormente, para que você não tenha o seu benefício cancelado, você deverá fazer a sua prova de vida.

Os prazos para isso são de 12 meses. No próprio caixa eletrônico do seu banco, você recebe a mensagem de que este dia está bem próximo. Por isso, fique atento.

Antes de ir cumprir com a sua obrigação, você poderá fazer um agendamento INSS 2021 e ir apenas no dia agendado. Veja como fazer isso logo abaixo.


Agendamento prova de vida INSS 2021

Você tem três opções para fazer o agendamentoprova de vida INSS 2021. Escolha a que for mais conveniente e fácil para você agenda a sua perícia INSS 2021.

As opções são:

  1. Indo pessoalmente até uma agência do INSS mais próxima de você;
  2. Por meio do telefone, ligando para: 135;
  3. Ou por meio do Meu INSS, online. Nesse caso você vai precisar seguir os seguintes passos:

Prova de Vida INSS 2021

  • Em seguida clique em “Agendamentos/Requerimentos;
  • Escolha “Prova de Vida”.

Pronto. Agora é só escolher o dia e o horário disponível para agendar o serviço.

Assim que novidades surgirem sobre a prova de vida INSS 2021, vamos atualizando os detalhes aqui para você!

Adicionar Comentário